Artigo: Prevenção do câncer de pele

Compartilhe esta notícia:

Por: Arthur Micheloni*

Sempre devemos buscar ações para a conscientização e a prevenção do câncer de pele. Esta enfermidade afeta milhões de pessoas em todo o mundo, sendo o tipo mais comum de câncer. No entanto, é reconfortante saber que também é um dos mais preveníveis. O câncer de pele é majoritariamente causado pela exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV) do sol e apresenta três tipos principais: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma, sendo este último menos frequente, mas mais perigoso e potencialmente fatal.

A chave para combater o câncer de pele é a prevenção, e uma das maneiras mais eficazes de se proteger é através do uso regular de protetor solar. Este atua como uma barreira, absorvendo ou refletindo os raios UV prejudiciais antes que atinjam a pele, prevenindo danos celulares que podem resultar no desenvolvimento do câncer.

Para isso, escolha o protetor solar adequado. Certifique-se de escolher um protetor solar de amplo espectro, com um fator de proteção solar (FPS) apropriado para o seu tipo de pele e atividade ao ar livre. Aplique uma quantidade generosa em todas as áreas expostas da pele, mesmo em dias nublados. E lembre-se, a reaplicação é crucial, especialmente após nadar, transpirar ou passar muito tempo ao ar livre. Siga as instruções do produto para garantir uma proteção eficaz. E mesmo com o protetor, fuja da exposição direta ao sol durante as horas mais intensas, geralmente entre 10h e 16h. Procure sombra e use roupas de proteção, como chapéus de abas largas e roupas de manga longa.

O objetivo da campanha é educar as pessoas sobre a importância da prevenção do câncer de pele e promover práticas saudáveis sob o sol. É uma oportunidade para destacar os riscos associados à exposição solar desprotegida e incentivar hábitos que preservem a saúde da pele. Ao adotar medidas simples, como o uso regular de protetor solar e a conscientização sobre os perigos da exposição excessiva ao sol, cada indivíduo pode contribuir para reduzir os casos de câncer de pele e assegurar uma vida mais saudável e protegida. Comprometa-se a cuidar da sua pele e a motivar outros a fazerem o mesmo.

Aproveitando a oportunidade, quero expressar meus sinceros parabéns a todos meus alunos da EMEB “Deputado Ricardo Izar”. No entanto, reservo meus cumprimentos especiais à direção da escola, que, com esforço incansável, profundo carinho e dedicação exemplar, conduziu com êxito a primeira turma de formandos desta instituição e também aos alunos que foram aprovados do Vestibulinho da Etec Taquaritinga.

* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Fitoterapia, Ortopedia e Traumatologia, discente e adepto da Medicina Integrativa, Professor de Ciências Biológicas e graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: